domingo, 21 de abril de 2013

VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA DO MUNÍCIPIO

 
Recebemos esta semana dia 15/04/2013 na nossa unidade escolar a visita de orientação de uma de nossas Assistentes Técnico-Pedagógico JULIANA ROBERTA BIM , sendo a mesma uma profissional da área da educação que participa de estudos e pesquisas de natureza técnica sobre administração geral e especifica e na elaboração de programas para o levantamento, implantação e controle das práticas de pessoal. Ela seleciona, classifica e também participa na execução de programas e projetos educacionais e presta auxílio no desenvolvimento de atividades relativas à assistência técnica aos segmentos envolvidos diretamente com o processo ensino-aprendizagem. Há algo de fundamental no trabalho da nossa assistente técnico pedagógica hoje, além do comprometimento com os problemas de ensino aprendizagem, ela auxilia a gestão atual a criar estratégias para que nossa unidade não perca a dimensão humana. Devemos cada vez mais criar oportunidades para alunos, pais e professores discutirem questões presentes no dia-a-dia, com isso conseguiremos soluções para caminharem nessa ou naquela direção. Com esta postura a educação produzirá homens críticos e conscientes das suas possibilidades e limites dentro da sociedade. A instituição escolar é lugar de aprendizado de conhecimentos, de desenvolvimento de capacidades intelectuais, sociais, afetivas, éticas e estéticas e também de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural. Esse entendimento de participação identifica-se com a ideia de escola como espaço de aprendizagem, como comunidade democrática de aprendizagem.



 COORDENADORA PEDAGÓGICA DA UNIDADE
GLEICE GONÇALVES
E ASSISTENTE TÉCNICA PEDAGÓGICA
 JULIANA ROBERTA BIM

PROJETO: MUSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. PROFº EDMAR

Neste ano de 2013 foram retomados antigos projetos  que se resultaram em grande sucesso na história da educação infantil do município de Bebedouro, sendo responsável pela retomada o DEPARTAMENTO MUNICIAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA da cidade, tendo como diretora deste departamento Ana Silvia Bergantini Miguel, que possui um olhar sensível, autentico e genuíno pelas necessidades educacionais da educação infantil nas unidades escolares do município. PARABÉNS A VOCÊ ANA SILVIA E TODA SUA EQUIPE: ROSANGELA TOLEDO, RENATA GALO E JULIANA ROBERTA BIM. 
 
Há muito tempo, estudiosos têm se dedicado a entender os benefícios que a aprendizagem de música traz para o desenvolvimento humano. Os estudos apontam que, para além de momentos prazerosos, o aprendizado de música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem estar do indivíduo. Favorecendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, o ensino de música torna-se um excelente instrumento didático-pedagógico, auxiliando o professor no processo ensinoaprendizagem escolar.     
                                                                        
Conforme o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil RCNEI (1998), o canto desempenha um papel de grande importância na educação musical infantil, pois integra a melodia com o ritmo, sendo um excelente meio para desenvolver audição, já que as crianças, ao cantar, imitam o que ouvem o que influencia de maneira extremamente positiva no desenvolvimento da audição. Ao imitar, as crianças desenvolvem a elaboração do repertório de informações que se transformará em uma linguagem que servirá para que se comuniquem posteriormente. 
   
De acordo com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, RCNEI (1998), a música é entendida como linguagem musical com capacidade de comunicar sensações e sentimentos por meio do som e do silêncio e está presente em todas as culturas.
 Desde quando bebê e em toda a formação do homem, a música é essencial para integração social.
 ...trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. (BRASIL, 1998 pg.47).   
     
Por meio do contato com a música a criança aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo um diálogo mais harmonioso, o que contribui para relação interpessoal e o convívio em sociedade, promovendo ainda o desenvolvimento do senso de colaboração e respeito mútuo, já que ela proporciona mais segurança emocional e confiança porque, ao praticá-la, as crianças conseguem liberar suas angústias.
 
 





terça-feira, 9 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



A relevância da organização do tempo e do espaço na Educação Infantil é verificada quando compreendemos que estes contribuem para o processo de aprendizagem, para a formação da autonomia, para a estabilidade e segurança emocional da criança. Segundo Frison (2010), para bem desenvolver sua identidade a criança precisa sentir-se protegida e inserida num universo estável, conhecido e acolhedor.                                                                                             

Ao pensar a organização do tempo e do espaço nas instituições de Educação Infantil, precisamos levar em conta as dimensões cognitivas, motivacionais e contextuais potencializadas pelas crianças ao utilizarem como elementos de aprendizagem o imaginário, o lúdico, o artístico e o afetivo.  

Para Barbosa e Horn (2001), ao se pensar no espaço para as crianças é preciso levar em consideração que o ambiente tem gosto, toque, sons e palavras, e possui regras de uso do espaço, luzes, cores, odores, mobílias, equipamentos e ritmos de vida, é necessário haver um equilíbrio entre as cores suaves e as cores fortes, e que também são fundamentais espaços e objetos das cores preto e branco, pois os contrastes são importantes. Ainda a organização adequada do espaço e dos materiais disponíveis na sala de aula será fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças.     

Para a delimitação dos espaços podem ser usados diversos materiais, como panos, tapetes, estantes, cortinas e outros. O teto pode ser decorado com móbiles, placas informativas, lençóis e outros. Sugerem-se também a organização da sala em cantos, entretanto é preciso que os educadores tenham bom senso e cuidem para que o ambiente não fique exageradamente dividido e sem lugar para a realização de atividades coletivas.       

Para nós, as instituições de Educação Infantil devem promover sua função de educar de forma plena, devem atuar de forma encantadora, lúdica e colorida, longe dos ambientes e tempos empobrecidos e determinados apenas por professores e membros da equipe pedagógica.

A Educação Infantil pode e deve ser caracterizada pela afetividade, carinho, atenção e por ambientes verdadeiramente acolhedores e educativos, pois assim ela será capaz de favorecer os princípios educativos da ética, solidariedade e criatividade, elementos essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento com vistas à formação humana plena.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carla Nunes dos Reis




 BERÇÁRIO 1-A
CANTO FUNDO DO MAR
TURMA DO PEIXE
 
CANTO DA LEITURA
CANTO  PELÚCIA
CANTO DO ACOLHIMENTO

 CANTO DA LEITURA


CANTO DA ESTIMULAÇÃO
SONORA E VISUAL
 


 CANTO DA ROTINA
ILUSTRADA




 CANTO DAS SENSAÇÕS


 CANTO DA FAMÍLIA


CANTO DO MOVIMENTO

BERÇÁRIO 1-B
CANTO BERÇO MUSICAL
 CANTOS DIVERSIFICADOS



TRENZINHO DA  
ROTINA ILUSTRADA


 CANTO ACONCHEGANTE
DA LEITUIRA E
 LISTA DE NOMES
ILUSTRADA



BERÇÁRIO 2-A


MATERIAIS DE HIGIENE
ARMAZENADOS
INDIVIDUALMENTE

CANTO DAS BIJUTERIAS


CANTO DA LEITURA


CANTO DAS ARTES

TEATRO DE FANTOCHES



BERÇÁRIO 2-B
 
LISTA DE NOMES E CHAMADA
ROTINA ILUSTRADA




 

RODA DE CONVERSA
CANTO DO CIRCO PROJETO



MATERNAL-A
CANTO MATEMÁTICO
 

MATERNAL-B
ESPAÇO DA IDENTIDADE

 
CANTO ERA UMA VEZ...





CANTO AUTOMOBILISTICO

CANTO DAS FERRAMENTAS
 





MATERNAL-C 
CANTO AUTOMOBILISTICO  


1º ETAPA-B

CANTO DAS FANTASIAS