quarta-feira, 27 de abril de 2011

HTPC- MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO E ESTUDO


Por que trabalhar com dinâmicas de grupo?
As dinâmicas possibilitam vivências, que ao serem refletidas e partilhadas conduz a um aprendizado pessoal e grupal, possiblitando,dentre outras coisas:

  • Exercício de escuta e acolhida do outro como ser diferente;
  • Experiência de abertura ao outro e participação grupal;
  • Percepção do todo e das partes, tanto da vida como da realidade que nos cerca;
  • Desenvolvimento da consciência crítica;
  • Confronto e avaliação da vida e da prática;
  • Tomada de decisão de modo consciente e crítico;
  • Sistematização de conteúdos, sentimentos e experiências;
  • Construção coletiva do saber


 Dinamicas escolhidas para o HTPC do dia 27 de abril:
  • Dança da cadeira adaptada
  • Conhecendo o outro.
  •  

                terça-feira, 26 de abril de 2011

                MATERIAL PROJETO INSTITUCIONAL ARCA DE NOÉ TURMA GATO MATERNAL B

                
                GATO PALITO PARA VISITAR AS CRIANÇAS


                
                CADERNO PARA REGISTROS DAS FAMÍLIAS

                SUGESTÕES

                Querida mamãe ou responsável

                Este caderno é referente ao nosso Projeto Institucional chamado ARCA DE NOÉ  que esta sendo desenvolvido em todas as salas do CEMEI do Jardim Alvorada.
                Nosso animal escolhido este ano de 2011 pelos alunos do Maternal I- B foi o Gato nomeado Palito pelas crianças.
                Neste caderno você mamãe, papai, familiar ou responsável irá escrever observações em relação às reações da criança durante a leitura, e a minha visita do Palito
                Você mamãe, papai, familiar ou responsável é integrante fundamental no nosso trabalho com as crianças.
                O objetivo deste projeto é construir vínculos fortes com a família e o aluno, elevar a auto estima, diminuir a dificuldade na convivência em grupo, desenvolver hábitos, afeto, de uma maneira lúdica de vivência prazerosa, tendo como objetivo ainda de difundir hábitos de leitura ultrapassando os limites da escola.
                Para que todos tenham a oportunidade de participar desse projeto é necessário zelo com o material, não podendo rasgar o caderno ou o livrinho e tão pouco estragar a sacola que foram confeccionados com muito amor e carinho.
                            É fundamental observar e relatar como a criança se comporta com a responsabilidade de cuidar do nosso gatinho e durante a leitura dos livrinhos.
                            Desde já agradecemos a colaboração.
                Um forte abraço.

                Professoras MATERNAL-I-B
                Materiais de uso do projeto

                • 1-sacola transparente
                • 1- gato de feltro
                • 3- livrinhos de histórias:
                ·                  *Animais de estimação
                ·                  * Família
                ·                  *Amizade
                • 1-caderno para registro da visita.

                Função de cada item:
                •   Sacola para transportar o material.
                •   Gato de feltro para brincar e cuidar.(afetividade)
                •    Livros para o familiar ler para a criança( interação família e criança e incentivo a leitura)
                •        Caderno para o familiar escrever.

                ATENÇÃO: A criança levará o material e deverá entregar na data combinada para que todos tenham a mesma oportunidade de participação neste projeto.









                PÁSCOA.....




                SUGESTÕES DE PÁSCOA



                sexta-feira, 22 de abril de 2011

                DECORAÇÃO PARA AS SALAS


                IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS  
                TURMA COELHO



                 CANTO DA LEITURA TURMA PEIXE


                CANTO DA LEITURA TURMA GATO

                PAINEL DE ANIVERSARIANTES EM FELTRO

                CANTO DO SONINHO TURMA URSO

                PAINEL DE ANIVERSARIANTES TURMA URSO

                MAIS SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS

                
                JOGO DA MEMÓRIA COM COPO DE REQUEIJÃO E TAMPINHAS
                
                LEMBRANÇA DIA DAS MÃES PUXA SACO DA MAMÃE
                FEITA COM CAIXA DE LEITE, COLA E TERRA DE FORMIGUEIRO.

                DIA DAS MÃES

                FESTA CAIPIRA


                ABELHINHA EM MINI PET

                REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

                A função do referencial é contribuir com politicas e programas de educação infantil, socializando informações discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnícos, professores e demais profissionais da educação infantil. Considerando-se suas especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a cinco anos.

                A CRIANÇA

                 A criança como todo o ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que esta inserida em uma sociedade, com determinada cultura. A criança possui natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio.
                Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais.

                EDUCAR

                As novas funções de educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade . Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente nas interações e práticas sociais que lhe fornecem elementos relacionados as mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção da identidade autonoma.
                A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento social.Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer as crianças aprendizagens que ocorrem nas brincareiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagem orientada por adultos. educar portanto, significa propiciar situações de cuidados brincadeiras e aprendizagens orientada de forma integrada  e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis.

                CUIDAR

                Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda integração de vários campos de conhecimentos, a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a desenvolver-se como enquanto ser humano.Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver  capacidades. O desenvolvimento integral da criança depende tanto de cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com aspectos biológicos do corpo, como a qualidad eda alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto a forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados.Cuidar da criança é sobretudo dar atenção a ela como pessoa que esta em contínuo crescimento e desenvolvimento compreendendo sua singuralidade, identificando e respondendo suas necessidades.

                BRINCAR

                A brincadeira é uma linguagem infantil, ela é uma ação que ocorre no plano da imaginação,  isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. O principal indicador da brincadeira, entre as crianças é o papel que assumem enquanto brincam.A brincadeira favorece a auto estima das crianças auxiliando-as a superar progressivamente aquisições de forma criativa. O brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso de material ou recursos predominantemente implicados.Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é impreescindível que haja  riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas as brincadeiras ou as aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.

                ORGANIZAÇÃO EM ÂMBITOS E EIXOS

                O Referencial Curricular Nacional para a educação infantil define dois âmbitos de experiências: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL E CONHECIMENTO DE MUNDO.

                FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: referem-se as experiências que favorecem prioritariamente a construção do sujeito. Este âmbito abarca o eixo de trabalho denominado IDENTIDADE E AUTONOMIA.

                CONHECIMENTO DE MUNDO: refere-se a construção de diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Destaca-se neste eixo de trabalho: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem oraL e escrita,Natureza e sociedade, Matemática.