A relevância da organização do tempo e do espaço na Educação Infantil é verificada quando compreendemos que estes contribuem para o processo de aprendizagem, para a formação da autonomia, para a estabilidade e segurança emocional da criança. Segundo Frison (2010), para bem desenvolver sua identidade a criança precisa sentir-se protegida e inserida num universo estável, conhecido e acolhedor.
Ao pensar a organização do tempo e do espaço nas instituições de Educação Infantil, precisamos levar em conta as dimensões cognitivas, motivacionais e contextuais potencializadas pelas crianças ao utilizarem como elementos de aprendizagem o imaginário, o lúdico, o artístico e o afetivo.
Para Barbosa e Horn (2001), ao se pensar no espaço para as crianças é preciso levar em consideração que o ambiente tem gosto, toque, sons e palavras, e possui regras de uso do espaço, luzes, cores, odores, mobílias, equipamentos e ritmos de vida, é necessário haver um equilíbrio entre as cores suaves e as cores fortes, e que também são fundamentais espaços e objetos das cores preto e branco, pois os contrastes são importantes. Ainda a organização adequada do espaço e dos materiais disponíveis na sala de aula será fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças.
Para a delimitação dos espaços podem ser usados diversos materiais, como panos, tapetes, estantes, cortinas e outros. O teto pode ser decorado com móbiles, placas informativas, lençóis e outros. Sugerem-se também a organização da sala em cantos, entretanto é preciso que os educadores tenham bom senso e cuidem para que o ambiente não fique exageradamente dividido e sem lugar para a realização de atividades coletivas.
Para nós, as instituições de Educação Infantil devem promover sua função de educar de forma plena, devem atuar de forma encantadora, lúdica e colorida, longe dos ambientes e tempos empobrecidos e determinados apenas por professores e membros da equipe pedagógica.
A Educação Infantil pode e deve ser caracterizada pela afetividade, carinho, atenção e por ambientes verdadeiramente acolhedores e educativos, pois assim ela será capaz de favorecer os princípios educativos da ética, solidariedade e criatividade, elementos essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento com vistas à formação humana plena.
Ao pensar a organização do tempo e do espaço nas instituições de Educação Infantil, precisamos levar em conta as dimensões cognitivas, motivacionais e contextuais potencializadas pelas crianças ao utilizarem como elementos de aprendizagem o imaginário, o lúdico, o artístico e o afetivo.
Para Barbosa e Horn (2001), ao se pensar no espaço para as crianças é preciso levar em consideração que o ambiente tem gosto, toque, sons e palavras, e possui regras de uso do espaço, luzes, cores, odores, mobílias, equipamentos e ritmos de vida, é necessário haver um equilíbrio entre as cores suaves e as cores fortes, e que também são fundamentais espaços e objetos das cores preto e branco, pois os contrastes são importantes. Ainda a organização adequada do espaço e dos materiais disponíveis na sala de aula será fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças.
Para a delimitação dos espaços podem ser usados diversos materiais, como panos, tapetes, estantes, cortinas e outros. O teto pode ser decorado com móbiles, placas informativas, lençóis e outros. Sugerem-se também a organização da sala em cantos, entretanto é preciso que os educadores tenham bom senso e cuidem para que o ambiente não fique exageradamente dividido e sem lugar para a realização de atividades coletivas.
Para nós, as instituições de Educação Infantil devem promover sua função de educar de forma plena, devem atuar de forma encantadora, lúdica e colorida, longe dos ambientes e tempos empobrecidos e determinados apenas por professores e membros da equipe pedagógica.
A Educação Infantil pode e deve ser caracterizada pela afetividade, carinho, atenção e por ambientes verdadeiramente acolhedores e educativos, pois assim ela será capaz de favorecer os princípios educativos da ética, solidariedade e criatividade, elementos essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento com vistas à formação humana plena.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carla Nunes dos Reis
BERÇÁRIO 1-A
CANTO FUNDO DO MAR
TURMA DO PEIXE
TURMA DO PEIXE
CANTO DA LEITURA
CANTO PELÚCIA
CANTO DO ACOLHIMENTO
CANTO DA LEITURA
CANTO DA ESTIMULAÇÃO
SONORA E VISUAL
CANTO DA ROTINA
ILUSTRADA
CANTO DAS SENSAÇÕS
CANTO DA FAMÍLIA
CANTO DO MOVIMENTO
BERÇÁRIO 1-B
CANTO BERÇO MUSICAL
CANTOS DIVERSIFICADOS
TRENZINHO DA
ROTINA ILUSTRADA
CANTO ACONCHEGANTE
DA LEITUIRA E
LISTA DE NOMES
LISTA DE NOMES
ILUSTRADA
BERÇÁRIO 2-A
MATERIAIS DE HIGIENE
ARMAZENADOS
INDIVIDUALMENTE
CANTO DAS BIJUTERIAS
CANTO DA LEITURA
CANTO DAS ARTES
TEATRO DE FANTOCHES
BERÇÁRIO 2-B
LISTA DE NOMES E CHAMADA
ROTINA ILUSTRADA
RODA DE CONVERSA
CANTO DO CIRCO PROJETO
MATERNAL-B
ESPAÇO DA IDENTIDADE
CANTO AUTOMOBILISTICO
CANTO DAS FERRAMENTAS
CANTO AUTOMOBILISTICO
1º ETAPA-B
CANTO DAS FANTASIAS
adorei a criatividade, vc me deu muitas ideias legais parabéns.
ResponderExcluirParabéns
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