quarta-feira, 1 de maio de 2013

MOMENTOS ESPECIAIS DE SOCIALIZAÇÃO:CONTOS, CANTOS E ENCANTOS NOS ESPAÇOS DE LEITURA.

 

A importância da Leitura na educação Infantil


A criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros – professores, pais ou outras crianças. O processo de aprendizado começa com a percepção da existência de coisas que servem para ser lidas e de sinais gráficos.

Para Magda Soares, do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Ceale/UFMG), esse aprendizado chama-se letramento: "É o convívio da criança desde muito pequena com a literatura, o livro, a revista, com as práticas de leitura e de escrita". Não basta ter acesso aos materiais, as crianças devem ser envolvidas em práticas para aprender a usá-los, roda de leitura, contação de histórias, leitura de livros, sistema de malas de leitura, de casinhas, de cantinhos, mostras literárias, brincadeiras com livros. Edmir afirma que "a criança pode não saber ainda ler e escrever, mas ela já produz texto: ela pensa, fala, se expressa".

Pensando na importancia da leitura para as crianças desde muito cedo e com as formações realizadas para os coordenadores pedagogicos e professores pelo departamento municipal de educação de Bebedouro DEMEC pensamos em oportunizar momentos de contação de histórias e socialização em ambientes letrados que possibilitasse o envolvimento de todas as crianças da unidade desde 4 meses a 4 anos.

 

"É preciso desmanchar essa idéia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças".

Magda Soares

REFERENCIAS: REVISTA CRIANÇA do professor de educação infantil: O PRAZER DA LEITURA SE ENSINA pagina 22,23.








 
 
 
 
 

 


 



 
 




 










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário