terça-feira, 9 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



A relevância da organização do tempo e do espaço na Educação Infantil é verificada quando compreendemos que estes contribuem para o processo de aprendizagem, para a formação da autonomia, para a estabilidade e segurança emocional da criança. Segundo Frison (2010), para bem desenvolver sua identidade a criança precisa sentir-se protegida e inserida num universo estável, conhecido e acolhedor.                                                                                             

Ao pensar a organização do tempo e do espaço nas instituições de Educação Infantil, precisamos levar em conta as dimensões cognitivas, motivacionais e contextuais potencializadas pelas crianças ao utilizarem como elementos de aprendizagem o imaginário, o lúdico, o artístico e o afetivo.  

Para Barbosa e Horn (2001), ao se pensar no espaço para as crianças é preciso levar em consideração que o ambiente tem gosto, toque, sons e palavras, e possui regras de uso do espaço, luzes, cores, odores, mobílias, equipamentos e ritmos de vida, é necessário haver um equilíbrio entre as cores suaves e as cores fortes, e que também são fundamentais espaços e objetos das cores preto e branco, pois os contrastes são importantes. Ainda a organização adequada do espaço e dos materiais disponíveis na sala de aula será fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças.     

Para a delimitação dos espaços podem ser usados diversos materiais, como panos, tapetes, estantes, cortinas e outros. O teto pode ser decorado com móbiles, placas informativas, lençóis e outros. Sugerem-se também a organização da sala em cantos, entretanto é preciso que os educadores tenham bom senso e cuidem para que o ambiente não fique exageradamente dividido e sem lugar para a realização de atividades coletivas.       

Para nós, as instituições de Educação Infantil devem promover sua função de educar de forma plena, devem atuar de forma encantadora, lúdica e colorida, longe dos ambientes e tempos empobrecidos e determinados apenas por professores e membros da equipe pedagógica.

A Educação Infantil pode e deve ser caracterizada pela afetividade, carinho, atenção e por ambientes verdadeiramente acolhedores e educativos, pois assim ela será capaz de favorecer os princípios educativos da ética, solidariedade e criatividade, elementos essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento com vistas à formação humana plena.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carla Nunes dos Reis




 BERÇÁRIO 1-A
CANTO FUNDO DO MAR
TURMA DO PEIXE
 
CANTO DA LEITURA
CANTO  PELÚCIA
CANTO DO ACOLHIMENTO

 CANTO DA LEITURA


CANTO DA ESTIMULAÇÃO
SONORA E VISUAL
 


 CANTO DA ROTINA
ILUSTRADA




 CANTO DAS SENSAÇÕS


 CANTO DA FAMÍLIA


CANTO DO MOVIMENTO

BERÇÁRIO 1-B
CANTO BERÇO MUSICAL
 CANTOS DIVERSIFICADOS



TRENZINHO DA  
ROTINA ILUSTRADA


 CANTO ACONCHEGANTE
DA LEITUIRA E
 LISTA DE NOMES
ILUSTRADA



BERÇÁRIO 2-A


MATERIAIS DE HIGIENE
ARMAZENADOS
INDIVIDUALMENTE

CANTO DAS BIJUTERIAS


CANTO DA LEITURA


CANTO DAS ARTES

TEATRO DE FANTOCHES



BERÇÁRIO 2-B
 
LISTA DE NOMES E CHAMADA
ROTINA ILUSTRADA




 

RODA DE CONVERSA
CANTO DO CIRCO PROJETO



MATERNAL-A
CANTO MATEMÁTICO
 

MATERNAL-B
ESPAÇO DA IDENTIDADE

 
CANTO ERA UMA VEZ...





CANTO AUTOMOBILISTICO

CANTO DAS FERRAMENTAS
 





MATERNAL-C 
CANTO AUTOMOBILISTICO  


1º ETAPA-B

CANTO DAS FANTASIAS

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