domingo, 21 de abril de 2013

PROJETO: MUSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. PROFº EDMAR

Neste ano de 2013 foram retomados antigos projetos  que se resultaram em grande sucesso na história da educação infantil do município de Bebedouro, sendo responsável pela retomada o DEPARTAMENTO MUNICIAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA da cidade, tendo como diretora deste departamento Ana Silvia Bergantini Miguel, que possui um olhar sensível, autentico e genuíno pelas necessidades educacionais da educação infantil nas unidades escolares do município. PARABÉNS A VOCÊ ANA SILVIA E TODA SUA EQUIPE: ROSANGELA TOLEDO, RENATA GALO E JULIANA ROBERTA BIM. 
 
Há muito tempo, estudiosos têm se dedicado a entender os benefícios que a aprendizagem de música traz para o desenvolvimento humano. Os estudos apontam que, para além de momentos prazerosos, o aprendizado de música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem estar do indivíduo. Favorecendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, o ensino de música torna-se um excelente instrumento didático-pedagógico, auxiliando o professor no processo ensinoaprendizagem escolar.     
                                                                        
Conforme o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil RCNEI (1998), o canto desempenha um papel de grande importância na educação musical infantil, pois integra a melodia com o ritmo, sendo um excelente meio para desenvolver audição, já que as crianças, ao cantar, imitam o que ouvem o que influencia de maneira extremamente positiva no desenvolvimento da audição. Ao imitar, as crianças desenvolvem a elaboração do repertório de informações que se transformará em uma linguagem que servirá para que se comuniquem posteriormente. 
   
De acordo com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, RCNEI (1998), a música é entendida como linguagem musical com capacidade de comunicar sensações e sentimentos por meio do som e do silêncio e está presente em todas as culturas.
 Desde quando bebê e em toda a formação do homem, a música é essencial para integração social.
 ...trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. (BRASIL, 1998 pg.47).   
     
Por meio do contato com a música a criança aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo um diálogo mais harmonioso, o que contribui para relação interpessoal e o convívio em sociedade, promovendo ainda o desenvolvimento do senso de colaboração e respeito mútuo, já que ela proporciona mais segurança emocional e confiança porque, ao praticá-la, as crianças conseguem liberar suas angústias.
 
 





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